Chamada de trabalhos RBEUR - ALÉM DO PLANEJAMENTO E DO URBANISMO: EM BUSCA DE UM ESPAÇO DIFERENCIAL

A intenção desse número é abordar a relação entre planejamento e urbanismo, seja em termos da reflexão acadêmico-científica, das práticas de intervenção no espaço, ou mesmo em termos das competências profissionais em que se defrontam planejadores, economistas, administradores, geógrafos e arquitetos-urbanistas.

Enquanto alguns autores destacam as diferenças entre as concepções e práticas de planejamento, de desenho urbano, de urbanismo, etc., outros não procedem a uma distinção explícita e confundem, via de regra, as práticas de planejamento urbano com as de urbanismo (HALL; TEWDWR-JONES, 2002)1.

Se, para os primeiros, o planejamento e as intervenções no espaço social envolveriam linhas e diretrizes gerais de implementação de políticas e práticas urbanas, as quais não exigiriam, necessariamente, um plano físico ou uma representação gráfica do que será implementado, sem se confundir assim com o urbanismo, embora tais intervenções possam demandar ou se beneficiar de algum tipo de plano físico de domínio de arquitetos e urbanistas.

Para os últimos, o planejamento consistiria em uma mera variação do urbanismo, sem um plano e sem desenho físico, deixando de lado as perspectivas analítico-conceituais e processuais do planejamento, partindo de uma visão de que a cidade e o território seriam tão somente outras escalas da habitação e da máquina de morar (Le Corbusier), entendendo que tudo deve estar sob o controle do arquiteto-urbanista.

Cabe, por conseguinte, proceder a uma reflexão sobre essas concepções convergentes e divergentes do que seriam o planejamento e o urbanismo, bem como buscar formas alternativas de intervenção e de ação social na perspectiva de produção de uma outra cidade e de uma outra sociedade mais equânimes.

Assim, neste número temático da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais são bem vindos artigos que se proponham a refletir sobre a relação e/ou diferenciação entre os campos do conhecimento do planejamento e do urbanismo, bem como sobre práticas alternativas de intervenção social no espaço urbano, em que se incluem aquelas protagonizadas pelos habitantes da cidade, especialmente aqueles mais vulneráveis, que implementam ações diretas no espaço urbano, com propostas que vão ao encontro de suas necessidades e de encontro às necessidades da acumulação.

Iniciativas que se antepõem à ditadura do tempo cada vez mais rápido do capital, como as slow cities e a slow food, são ilustrações nesta direção, às quais se somam iniciativas de apropriação dos espaços públicos reivindicando-os para hortas urbanas, movimentos de ocupação de áreas públicas para fins de habitação, etc. Também podem ser incluídas neste debate iniciativas em que, muitas vezes, o desenho, o projeto urbano e o plano desempenham um papel acessório e secundário, porém por vezes necessário para apoiar soluções alternativas de escoamento de águas pluviais, de contenção de encostas, de soluções construtivas e habitacionais. Essas iniciativas podem e devem contar com o engajamento daqueles que se coloquem na perspectiva de construção de uma sociedade urbana mais justa, ou seja, de um espaço diferencial.

 

Palavras-chave: relação planejamento-urbanismo; formas alternativas de produção do espaço urbano; processo de planejamento; slow cities; slow food; movimentos de ocupação de espaços urbanos; teoria e prática do planejamento urbano; espaço diferencial.

 

PRAZO PARA ENVIO DOS TRABALHOS: 20 de abril de 2016.

 

As submissões serão recebidas apenas via portal da RBEUR. Informamos que, independente do dossiê temático, a RBEUR mantém o fluxo contínuo de submissão de artigos e resenhas para publicação em cada edição. Para consultar as normas de publicação, acesse o nosso portal: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/index

Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Executiva da RBEUR: revista@anpur.org.br

 

Atenciosamente,

 

Ester Limonad (POSGEO/UFF) - Editora Convidada do Dossiê Temático

Ana Cristina de Almeida Fernandes (PPGEO/UFPE) - Editora Responsável da RBEUR

Norma Lacerda (MDU/UFPE) - Editora Assistente da RBEUR

 

1 HALL, Peter; TEWDWR-JONES, Mark. Urban and regional planning. 4. ed. Londres: Routledge, 2002.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia