Tempos, idéias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil

Autores

  • Rosélia Perissé da Silva Piquet Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Ana Clara Torres Ribeiro IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p49

Palavras-chave:

pós-graduação, planejamento, desenvolvimento, sistema urbano, região.

Resumo

O artigo resgata, de forma sintética, mudanças observadas no perfil dos cursos de pós-graduação em planejamento urbano e regional no Brasil frente a transformações na economia e no sistema nacional de planejamento. O tema é tratado segundo uma periodização que destaca idéias-mestras de quatro fases do debate nacional sobre planejamento, incluindo seus vínculos com leituras do território: década de 1950 e início da década de 1960 (planejamento para a mudança e relevância da questão do desenvolvimento); década de 1970 e início da década de 1980 (planejamento tecnocrático e controle da escala nacional); décadas de 1980 e 1990 (predomínio da gestão e centralidade atribuída às forças do mercado); tendências atuais (retorno à questão do desenvolvimento e crescente preocupação com o planejamento de longo prazo).

 

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Biografia do Autor

Rosélia Perissé da Silva Piquet, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Ana Clara Torres Ribeiro, IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

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Publicado

2008-05-31

Como Citar

Piquet, R. P. da S., & Ribeiro, A. C. T. (2008). Tempos, idéias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 10(1), 49. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p49

Edição

Seção

Artigos