Entre gafanhotos e vaga-lumes: a potência narrativa na criação de outros imaginários políticos na Praia da Estação | Between locusts and fireflies: narrative power in the creation of political imaginary in the Praia da Estação

Autores

  • Milene Migliano Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Salvador, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2016v18n2p240

Palavras-chave:

Belo Horizonte, Praia da Estação, espaço público, narrativa, imaginários políticos, experiência urbana.

Resumo

Buscamos, neste artigo, realizar uma montagem de narrativas de situações vivenciadas na experiência insurgente Praia da Estação a partir de 2010, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Partimos do questionamento de Ana Clara Ribeiro Torres (2011) sobre a novidade, com o uso da Internet, das mobilizações de resistência política urbana e a capacidade delas de superar a contenção do imaginário politico. Por meio de três narrativas imagéticas de eventos – o primeiro Eventão; o aniversário de um ano da experiência, com a chegada do mar na praça; e a lavagem das escadarias do edifício da prefeitura, durante o bloco de carnaval da Praia da Estação –, pretendemos tensionar os processos de produção de sentidos, tentando desvelar detalhes e conexões de fabulação de imaginários diferentes daqueles que circulam na contemporaneidade do planejamento urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Migliano, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Salvador, Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFBA, membro do Laboratório Urbano - UFBA.

Referências

ABREU, C. A. Ei, polícia, a praia é uma delícia!: rastros de sentidos nas conexões da Praia da Estação. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas Vol. I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996 [1940].

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas Vol. II – Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 2000 [1928].

BENJAMIN, W. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013 [1925].

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2004 [1990].

CESÁRIO, L. L. Debaixo do viaduto tem um Duelo de MC’s. Revista Marimbondo, Belo Horizonte, v. 1, 2011. Disponível em < http://revistamarimbondo.com.br/artigo/16 >. Acesso em: 20 jun. 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, vol. I. São Paulo: Ed. 34, 2011 [1980].

DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011 [2009].

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012 [1992].

JACQUES, P. B. Espetacularização Urbana Contemporânea. Cadernos PPG-AU, Salvador, nº especial, 2004. Disponível em: < http://www.portalseer.ufba.br/index.php/ppgau/ article/view/1684 > . Acesso em: 10 maio 2016.

KRACAUER, S. Sur le seuil du temps: Essais sur la photographie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l’homme, 2014 [1951].

MARQUES, Â. C. S. Relações entre comunicação, estética e política: tensões entre as abordagens de Habermas e Rancière. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, n. 2, v. 1, p. 110-130, set./out. 2011. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2011.1.2.28

MARQUES, Â. C. S. Três bases estéticas comunicacionais da política: cenas de dissenso, criação do comum e modos de resistência. In: ENCONTRO NACIONAL DA COMPÓS, 21. 2012. Anais... do XXI Encontro Nacional da Compós. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 1-14. Disponível em: < http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1830.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2016.

MELO, T. M. Praia da Estação [manuscrito]: carnavalização e performatividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

MIGLIANO, M. O Dissenso do Divisor enquanto mar. In: CORPOCIDADE, 4, 2014. Caderno de Articulacoes Corpocidade 4. Salvador: Plataforma Corpocidade, 2014. p. 124-125.

NEGT, O. L’espace public oppositionnel. Paris: Editions Payot et Visage. 2007.

OLIVEIRA, I. T. M. Uma “Praia” nas Alterosas, uma “antena parabólica” ativista: configurações contemporâneas da contestação social de jovens em Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

RANCIÈRE, J. O desentendimento: Política e Filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1996.

RIBEIRO, A. C. T. Nós temos hoje uma espécie de contenção do imaginário político. Revista Marimbondo, Belo Horizonte, v. 1, 2011. Disponível em < http://revistamarimbondo. com.br/artigo/25 >. Acesso em: 20 jun. 2016.

RODRIGUES, R. L. Architecto moderno na cidade: traços e rastros de Luiz Olivieri em Belo Horizonte. 2012. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. SENNET, R. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Migliano, M. (2016). Entre gafanhotos e vaga-lumes: a potência narrativa na criação de outros imaginários políticos na Praia da Estação | Between locusts and fireflies: narrative power in the creation of political imaginary in the Praia da Estação. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 18(2), 240. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2016v18n2p240

Edição

Seção

Artigos | Articles: Cidades e insurgências: novos e velhos conflitos, agências e direitos