A avaliação da pós-graduação no Brasil: alguns pontos para sua compreensão e discussão

Autores

  • Mauricio de Almeida Abreu Departamento de Geografia - UFRJ, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p37

Palavras-chave:

Capes, programas de pós-graduação, avaliação.

Resumo

No Brasil, os programas de pós-graduação stricto sensu são avaliados anualmente pela Capes. Trata-se de processo complexo, necessário e importante, que vem sendo aprimorado a cada ano. A atividade de avaliação possui a grande vantagem de ser realizada pela própria comunidade acadêmica, figurada na Capes por representantes de área, comissões de área e representantes de grande área. Atenção especial é dada pelas diferentes comissões à avaliação qualitativa e quantitativa da produção científica. O sistema tem sido falho, entretanto, ao não associar claramente a atividade de avaliação com a política de fomento acadêmico, disso resultando incongruências graves que precisam ser rapidamente sanadas. Este texto objetiva esclarecer a estrutura do processo de avaliação da Capes, indicando, ponto a ponto, como ele funciona.

 

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Publicado

2002-05-31

Como Citar

Abreu, M. de A. (2002). A avaliação da pós-graduação no Brasil: alguns pontos para sua compreensão e discussão. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 4(1/2), 37. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p37

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais