O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p91Palavras-chave:
planejamento urbano, marketing de cidades, produção de imagens, políticas culturais, novos museus.Resumo
Esse artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertencimento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna símbolo, “marca registrada” da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura.
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