Sobre a Revista

SOBRE O PERIÓDICO

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) é uma publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega programas universitários de pós-graduação e entidades brasileiras que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional. A RBEUR tem por objetivo ser um veículo institucional de difusão da produção científica nesse campo, guardando a heterogeneidade teórica, temática e disciplinar, característica da Associação, pautando-se pelo estímulo à diversidade de pensamento e pela exigência de originalidade, rigor e excelência nos textos publicados.

A RBEUR, reconhecida como o principal periódico científico na área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil, é editada desde 1999, inicialmente com periodicidade semestral. Em 2015, passou a ser publicada quadrimestralmente, em formato impresso e eletrônico de acesso aberto, com licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Em 2019, adotou o formato de publicação continuada exclusivamente digital.

Está registrada com o ISSN eletrônico 2317-1529 e o ISSN impresso 1517-4115, e apresenta Qualis CAPES (2017-2020) A1 nas áreas:  Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia/Arqueologia; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciência Política e Relações Internacionais; Ciências Ambientais; Direito; Economia; Geografia; História; Interdisciplinar; Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Sociologia.

Atualmente, a RBEUR abrange as seguintes seções temáticas:

Planejamento e Políticas Públicas 

Palavras-chave: Planejamento urbano e regional; Governança, participação e gestão urbana e regional; Políticas e programas urbanos e regionais; Serviços urbanos; Políticas habitacionais; Métodos, técnicas e instrumentos de planejamento; Financiamento de políticas urbanas e regionais.

Espaço, Economia e População

Palavras-chave: Desenvolvimento regional; Conflitos e tendências espaciais do capitalismo; Integração, reconfiguração e desequilíbrio econômico no território; Fluxos populacionais e migrações; Trabalho, renda e mobilidade sócio espacial; Financeirização e produção de espaço; Inovação tecnológica.

Território, Cidadania e Direitos

Palavras-chave: Espaço público; Justiça social e socioambiental; Desigualdade e segregação sócio espacial; Participação e assessoria técnica e novos perfis formativos; Movimentos sociais, apropriação espacial e direito à cidade; Atores, minorias e territorialidades; Desenvolvimento local e comunitário.

Cidade, História e Cultura

Palavras-chave: História e memória da cidade, do urbanismo, da habitação e da arquitetura; Processos de urbanização; Histórias da política e da gestão urbana; Cidade, patrimônio cultural e culturalização urbana; Configuração urbana, imagens e representações da cidade.

Ambiente, Gestão e Desenvolvimento

Palavras-chave: Políticas ambientais; Desenvolvimento sustentável; Mudanças climáticas, justiça ambiental; Desenvolvimento rural, novas ruralidades e fronteiras rural/urbano; Reservas e recursos naturais; Paisagem, memória ambiental, natureza e urbanização.

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Os artigos serão submetidos pelo sistema online (OJS), não sendo aceitas submissões por e-mail. Uma vez recebidos, serão inicialmente analisados pela Comissão Editorial, que verificará a pertinência do material em relação ao escopo, ao formato e aos padrões acadêmicos da RBEUR.

Aprovados na avaliação inicial os textos sem identificação dos/as autores/as serão submetidos à avaliação de dois/duas pareceristas externos/as à Comissão Editorial da RBEUR, ligados/as a instituições nacionais ou estrangeiras, e que tenham domínio sobre os conteúdos tratados nos trabalhos (avaliação cega e por pares).

Em caso de discordância entre as avaliações dos/as dois/duas pareceristas, o manuscrito será encaminhado a um/a terceiro/a avaliador/a externo/a, também reconhecido/a na área específica do trabalho, que se manifestará, como os/as primeiros/as, sobre a propriedade ou inadequação do texto, tendo em conta a sua qualidade acadêmica. As avaliações levaram em conta:

  1. clareza dos objetivos;
  2. pertinência da metodologia frente aos objetivos;
  3. consistência entre fundamentação teórica, objetivos, metodologia e resultados;
  4. domínio e atualidade da bibliografia;
  5. uso de referências da literatura internacional que analisam casos empíricos semelhantes, quando aplicável;
  6. qualidade da redação (escrita e estrutura do texto);
  7. originalidade, pertinência e relevância do tema para publicação.

Após a avaliação, os artigos podem ser a) publicados sem modificações; b) publicados com modificações não substanciais; c) ressubmetidos a um novo processo de avaliação depois de modificações substanciais; e d) rejeitados.

PERIODICIDADE

A RBEUR é publicada em um único volume anual, seguindo o formato de publicação continuada. O artigo é publicado imediatamente após o processo de revisão e formatação.

QUALIS/CAPES

Classificação Quadriênio 2017-2020

A1 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo 

A1 - Antropologia/Arqueologia 

A1 - Arquitetura, Urbanismo e Design 

A1 - Ciência Política e Relações Internacionais 

A1 - Ciências Ambientais 

A1 - Direito

A1 - Economia 

A1 - Geografia 

A1 - História

A1 - Interdisciplinar 

A1 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia 

A1 - Sociologia 

 

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

2015

2016

2017

2018

2019