Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os textos científicos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS).
  • Os textos devem ser originais, inéditos e estar dentro do escopo da Revista. São aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos/as autores/as.
  • Os textos não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
  • Os textos não devem conter quaisquer informações sobre os/as autores/as e/ou instituições de origem, nem mesmo nas referências.
  • Os textos devem estar estruturados de acordo com as normas de formatação apresentadas na seção “Formato de Envio dos Textos”.
  • Os dados do/s/as autor/es/as devem ser encaminhados em arquivo separado, enviado como documento suplementar, conforme indicado na seção “Formato de Envio dos Textos”.
  • No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor/a deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy): Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data curation); Análise Formal (Formal analysis); Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing). Não será permitido textos assinados por mais de 3 autores/as.
  • Os textos podem ser em português, espanhol ou inglês.
  • Os/as autores/as se comprometem a arcar com os custos dos serviços de revisão textual e/ou de tradução dos textos científicos aprovados para publicação. Tais serviços são oferecidos por profissionais credenciados pela Comissão Editorial da RBEUR e respeitam valores previamente acordados com a mesma. A medida constitui taxa de processamento (Article Processing Charges), sendo necessária para a sustentabilidade econômica e garantir a qualidade da revista que, ao aplicar o modelo de acesso livre às publicações, renuncia ao apoio financeiro de seus leitores.
  • O conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos/as autores/as, que, no entanto, deve/m dar conhecimento aos editores de potenciais conflitos de interesses - de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - que possam ter exercido influência sobre o material submetido, bem como esclarecer os modos como tais conflitos foram resolvidos. Além disso, os/as autores/as devem explicitar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido, bem como conexões econômicas ou pessoais que permitiram a realização do trabalho.
  • Os/as autores/as devem enviar os seguintes documentos complementares no momento da submissão:

    . Documento com dados profissionais e institucionais: https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

    .Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://docs.google.com/document/d/1YkQcYEJa_HpxBjpapOhPniQGGAN27ws6/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

    . Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional: https://docs.google.com/document/d/1YaQNVcK555eUMSCeQG19qe_0xnN-SEhs/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

Diretrizes para Autores

Instruções para os/as Autores/as

Formato de Envio dos Textos

1) Os textos encaminhados à seção “Artigos” devem ter entre 40.000 e 50.000 caracteres, considerados os espaçamentos e computados título, resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. Em cada artigo poderão ser incluídos até 10 elementos visuais.

2) Os textos encaminhados à seção

“Resenhas” devem ter, no máximo, 18.000 caracteres, considerados os espaçamentos e computados títulos e referências, quando necessárias.

3) Os textos devem ser enviados em formato doc. ou docx. para facilitar o apagamento das informações pessoais registradas nos metadados que possam comprometer a avaliação cega. Será empregada fonte Arial tamanho 11; espaçamento de 1,5 cm; e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

4) O título e os subtítulos devem ser numerados e ordenados da seguinte maneira:
 Título: Arial, tamanho 14, normal, negrito;
 1. Subtítulo 1: Arial, tamanho 12, normal, negrito;
 1.1. Subtítulo 2: Arial, tamanho 11, itálico, negrito;
 1.1.1. Subtítulo 3: Arial, tamanho 11, sublinhado.

5) Todos os artigos devem ter resumo em português e em inglês (“abstract”), contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 5 (cinco) a 7 (sete) palavras-chave (“keywords”).

6) Tabelas e gráficos, além de inseridos no texto, devem ser enviados em formato .XLSX ou .XLS (Excel), em arquivo separado.

7) Figuras, além de inseridas no texto, devem ser enviadas separadamente com uma boa resolução.

8) Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para informações complementares e de natureza substantiva. Será usada fonte Arial tamanho 9, espaçamento simples.

9) Os/as autores/as devem enviar os seguintes documentos complementares:

. Documento com dados profissionais e institucionais com as seguintes informações: 1) título do trabalho;2) nome dos/as autores/as, formação e titulação acadêmica, e-mail, telefone e endereço para correspondência;3) filiação institucional incluindo universidade, departamento/centro/faculdade, cidade, estado, país; 4) ORCID dos/as autores/as (registro gratuito em https://orcid.org/); 5) contribuição de cada autor/a conforme a seguinte orientação: Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data curation); Análise Formal (Formal analysis); Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing); 6) informações sobre o financiamento do artigo (ex: agência de financiamento de pesquisa, financiadores privados,..): https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

. Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://docs.google.com/document/d/1YkQcYEJa_HpxBjpapOhPniQGGAN27ws6/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

. Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional: https://docs.google.com/document/d/1YaQNVcK555eUMSCeQG19qe_0xnN-SEhs/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

Ativos Digitais

Os elementos visuais devem seguir o seguinte padrão:

Tabelas e gráficos: o título deverá estar indicado ao longo do texto e as tabelas e gráficos deverão ser enviadas em arquivos separados no formato .XLSX ou .XLS (Excel). Cada arquivo deverá estar identificado com o respectivo nome da tabela ou do gráfico que constará do artigo. Os gráficos podem ser produzidos coloridos e as tabelas não podem ter células mescladas.

Imagens, figuras e fotografias: o título deverá estar indicado ao longo do texto e as imagens, figuras e fotografias deverão ser enviadas em arquivos separados, nomeados de forma idêntica ao que deverá constar no artigo, com indicações de preto e branco, alto contraste, resolução mínima de 300 DPI, largura mínima de 1.200 pixels, formato JPG, TIFF ou PNG. No caso do uso de imagens de terceiros ou capturadas na Internet, deverão ser apresentadas as autorizações correspondentes.

Citações e Referências

As referências bibliográficas devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e colocadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo:

* Livro: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

* Artigo de periódico: PIQUET, R. P. S.; RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 10, n. 1, p. 49-59, mai. 2008.

* Capítulo de livro: LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

* Trabalho publicado em Anais: VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 140-151.

* Se houver até três autores/as, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra (por exemplo: LEME, M. C. (Coord.). O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999); ou utilizada a expressão “et al.” (por exemplo, LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999).

As citações no decorrer do texto devem seguir a forma (Autor/a, data) ou (Autor/a, data, página), como nos exemplos: (Leme, 1999) e (Santos, 1996, p. 217). Se houver mais de um título do/a mesmo/a autor/a publicado no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data: (Santos, 1996a); (Santos, 1996b), etc.

Quando não houver informações sobre as referências, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data).

Os trabalhos citados nas notas de rodapé não serão marcados como referências pelo Scielo, devendo ser utilizado de modo pontual (p.ex, indicação de complementação de leitura). As obras citadas exclusivamente das notas devem ser referidas integralmente na própria nota e excluídos da lista das referências bibliográficas localizada no final do texto.

Caso a referência seja identificada com o elocation-id, ele deve ser informado na citação. Por exemplo: SILVA, J. História das Religiões Afro-Brasileiras. Revista de História da UEG, v. 08, n. 01, e201901, 2019.

Documentos Suplementares

Os/as autores/as devem enviar os seguintes documentos complementares no momento da submissão:

. Documento com dados profissionais e institucionais com as seguintes informações: 1) título do trabalho;2) nome dos/as autores/as, formação e titulação acadêmica, e-mail, telefone e endereço para correspondência;3) filiação institucional incluindo universidade, departamento/centro/faculdade, cidade, estado, país; 4) ORCID dos/as autores/as (registro gratuito em https://orcid.org/); 5) contribuição de cada autor/a conforme a seguinte orientação: Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data curation); Análise Formal (Formal analysis); Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing); 6) informações sobre o financiamento do artigo (ex: agência de financiamento de pesquisa, financiadores privados,..): https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

.Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://docs.google.com/document/d/1YkQcYEJa_HpxBjpapOhPniQGGAN27ws6/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

. Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional: https://docs.google.com/document/d/1YaQNVcK555eUMSCeQG19qe_0xnN-SEhs/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true

Contribuição dos/as Autores/as

No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor/a deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy): Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data curation); Análise Formal (Formal analysis); Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing).

Não será permitido textos assinados por mais de 3 autores/as.