Conformidade com a Ciência Aberta

O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com tais diretrizes, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. As medidas são acompanhadas por um plano de gerenciamento de informações que garante a preservação e a recuperação de todo o conteúdo publicado.

Nas publicações, a contribuição dos editores é devidamente creditada, assim como a indicação precisa do papel de cada um/a dos/as autores/as em textos científicos com múltipla autoria (Contributor Roles Taxonomy). Os/as avaliadores/as, por sua vez, recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons.

Além disso, o periódico RBEUR  incentiva a publicação de textos científicos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO e Psyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

A partir de 2024, também passamos a disponibilizar Formulário Sobre Conformidade com a Ciência Aberta, em que os/as autores/as informam o interesse na avaliação por pares informada, opção que abrange duas dimensões: 1) possibilidade de publicação dos pareceres dos textos aprovados com a identificação opcional dos/as pareceristas; 2) possibilidade de abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação. Os/as autores/as e relatores/as serão consultados para autorizar as respectivas publicações, desde que os editores considerem que seus conteúdos oferecem base para o avanço do debate sobre os temas que são objeto dos textos aprovados.

Por fim, a RBEUR incentiva e dialoga com os autores para o compartilhamento dos conjuntos de dados utilizados em suas análises.