Princípios Éticos e Procedimentos Editoriais

A RBEUR pauta-se por princípios éticos relacionados à transparência quanto aos procedimentos editoriais, à confidencialidade com relação às informações contidas nos manuscritos submetidos e à isonomia e imparcialidade, objetividade e rigor científico na avaliação da pertinência e qualidade acadêmica dos trabalhos. Seguindo as recomendações de boas práticas editoriais elaboradas por associações internacionalmente reconhecidas, como o Committe on Publication Ethics (COPE) -, a RBEUR adota um conjunto de procedimentos para nortear os atores envolvidos no processo editorial: autores, editores, pareceristas.

  1. Os autores devem:

. Assegurar que os textos submetidos são originais e inéditos e que não estão em avaliação em outros periódicos. São aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos autores.

. Identificar a contribuição de cada coautor, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.

. Identificar todos os autores cujos trabalhos ou palavras serviram de referência para o manuscrito submetido, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.

. Responder com clareza e celeridade as questões e os pedidos do corpo editorial durante todo o processo de avaliação por pares.

. Preparar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas caso sejam verificadas práticas de plágio, fraude e/ou erro.

. Informar imediatamente o corpo editorial caso encontre algum erro no material em avaliação,

. Declarar a existência de qualquer conflito de interesse, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.

. Assumir a inteira responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido.

  1. Os editores devem:

. Restringir-se de publicar trabalhos que, mesmo selecionados, não estejam de acordo com as normas éticas e editoriais da revista.

. Preservar o anonimato dos autores e dos revisores durante o processo de avaliação.

. Assegurar a inexistência de conflito de interesse em relação aos artigos, autores e/ou financiadores durante todo o processo editorial.

. Reagir com responsabilidade e celeridade a qualquer alegação de erro e/ou má conduta, garantido que todas as partes tenham direito de se manifestarem.

. Garantir que a integridade das pessoas e instituições afetadas em casos de má conduta sejam preservadas por meio da publicação de correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.

  1. Os pareceristas devem:

. Assegurar o sigilo dos dados dos artigos em avaliação, não mantendo em dispositivos sob seu domínio cópias de materiais não publicados.

. Garantir que o processo de avaliação seja isonômico, objetivo e ágil, garantindo zelo e imparcialidade e auxiliando o corpo editorial nas tomadas de decisão.

. Informar sobre possíveis conflitos de interesse em relação aos artigos, autores e/ou financiadores.

. Comunicar ao corpo editorial eventuais suspeitas de plágio, autoplágio ou outras más condutas por parte dos autores.

 

Em caso de suspeita ou denúncia de prática de má conduta, os seguintes procedimentos serão realizados:

O corpo editorial analisará qualquer denúncia de atitude antiética por parte de atores do processo editorial da RBEUR, quer se relacionem aos procedimentos ou aos conteúdos publicados.

O início da apuração dependerá da existência de evidências sólidas.

A todas as partes envolvidas será oferecida oportunidade de ampla defesa, assim como o conhecimento das etapas da investigação e das possíveis consequências.

Antes que a prática antiética seja devidamente comprovada, todas as alegações e acusações serão mantidas em sigilo do público mais amplo, preservando a honra e a integridade das pessoas afetadas pela investigação.

Comprovada a má conduta, os seguintes procedimentos podem ser adotados, dependendo da gravidade da situação:

  1. advertência, por escrito, aos acusados de má conduta e alerta sobre os riscos de situações análogas no futuro.
  2. publicação de correções ou de esclarecimentos pelos autores cujo artigo contenha algum tipo de erro ou inconsistência.
  3. retirada de manuscrito do site da revista e publicação de documento com retratações e pedidos de desculpas às partes afetadas.
  4. informe do caso às autoridades superiores - agências financiadoras e instituições de pesquisa às quais os autores estejam vinculados, entre outras.