Culturas da juventude e a mediação da exclusão/inclusão racial e urbana no Brasil e na África do Sul

Autores

  • Edgar Pieterse Centro Africano para Cidades da University of Cape Town

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p105

Palavras-chave:

hip hop, política cultural, violência urbana, exclusão/ inclusão urbana, registros afetivos.

Resumo

Neste artigo assume-se que a condição urbana contemporânea está fortemente marcada por uma crescente pluralidade. Associada a esta mudança na natureza do contexto urbano, pode-se também observar a proliferação de lugares (sites) de engajamento político e de ação, sendo alguns deles formalmente ligados a fóruns institucionais do Estado, mas muitos outros podem ser caracterizados pela sua insistência em permanecer fora do Estado, uma forma de afirmar autonomia e clamar por termos próprios de reconhecimento e formas de agir. O artigo chama a atenção para o significado de uma categoria de atores urbanos – hip-hoppers – que ocupa uma posição “marginal” na relação com o Estado, mas que é muito relevante para a existência marginalizada da maior parte da juventude negra nas cidades do sul global, particularmente no Rio de Janeiro e na Cidade do Cabo. O artigo demonstra que as culturas hip hop oferecem uma poderosa estrutura de interpretação e resposta para a juventude pobre que sofre sistematicamente o impacto de forças urbanas extremamente violentas e exploradoras. A base do poder do hip hop (e congêneres) é sua complexa sensibilidade estética, que funde valores afetivos – como o desejo, a paixão e o prazer, mas também a ira e a crítica –, que por sua vez se traduzem em identidades políticas e às vezes em ação (ou seja, posicionamento) para seus participantes. Em última instância, o artigo procura associar o potencial da cultura política do hip hop a temas acadêmicos mais amplos, tais como participação, espaço público, cidadania e segurança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Pieterse, Centro Africano para Cidades da University of Cape Town

Referências

AMIN, A. 2002. “Ethnicity and the multicultural city”. Environment and Planning A, Vol. 34(6): 959-80.

AMIN, A. 2006. “The Good City”. Urban Studies, 43(5/6): 1009-23.

APPADURAI, A. 2004. “The Capacity to Aspire: Culture and Terms of Recognition”. In RAO, V.; WALTON, M. (eds). Culture and Public Action.Stanford CA: Stanford University Press.

BADSHA, F. 2004. “Old Skool Rules/New Skool Breaks: Negotiating Identities in the Cape Town Hip Hop Scene”. In WASSERMAN, H; JACOBS, S. (eds) Shifting Selves: Post-Apartheid Essays on Mass Media, Culture and Identity. Cape Town: Kwela Books.

BATTERSBY, J. 2004. “‘Sometimes it feels like I’m not black enough’: Recast(e)ing Coloured through South African Hip-Hop as a Postcolonial Text”. In WASSERMAN, H.; JACOBS, S. (eds) Shifting Selves: Post-Apartheid Essays on Mass Media, Culture and Identity. Cape Town: Kwela Books.

CASTELLS, M. 1997. The Power of Identity. Volume II of The Information Age: Economy, Society, and Culture. Oxford: Blackwell.

CHANG, J. 2005. Can’t Stop. Won’t Stop. A History of the Hip-Hop Generation.New York: Picador.

CHIPKIN, I. 2005. “‘Functional’ & ‘Dysfunctional’ Communities. The Making of Ethical Citizens”. In ROBINS, S. (ed.) Limits to Liberation after Apartheid. Citizenship, Governance & Culture. Oxford: James Curry.

City of Cape Town (2006). Integrated Development Plan 2006/2007. Cape Town: City of Cape Town Municipality.

CLARKE, C. 2006. “Politics, Violence and Drugs in Kingston, Jamaica”. Bulletin of Latin American Research, Vol. 25, (3): 420-40.

CONNOLLY, W.E. (2002) Neuropolitics: Thinking, Culture, Speed.Minneapolis: University of Minnesota Press.

Department of Education, 2005. “A Human Capital Development Strategy for the Western Cape.” Cape Town: Provincial Government of the Western Cape.

DOLBY,N.E. 2001. Constructing Race:Youth, Identity and Popular Culture in South Africa. New York: State University of New York Press.

ESSINGER, S. 2007. “Brazilian Rap.” Disponível em: http://www.allbrazilianmusic. com/en/Styles/Styles.asp?Status=MATERIA&Nu_Materia=928 [Acessado em 6 de maio de 2007]

FERRÁNDIZ, F. 2004. “The Body as Wound: Possession, Malandros and Everyday Violence in Venezuela”. Critique of Anthropology, Vol. 24(2): 107-33.

GALTUNG, J. 1991. Peace by Peaceful Means: Peace and conflict, Development and Civilization. Oslo: International Peace Research Institute.

GORDON, J. R. 1999. “Hip-Hop Brasileiro: Brazilian Youth and Alternative Black Consciousness Movements”. Presented at the AAA Meetings. Stanford University.

HAUPT, A. 2001. “Black Thing: Hip-Hop Nationalism, ‘Race’ and Gender in Prophets of da City and Brasse vannie Kaap”. In ERASMUS, Z. (ed.) Coloured by History, Shaped by Place. New Perspectives on Coloured Identities in Cape Town. Cape Town: Kwela Books.

HAUPT, A. 2004. “Hip in the Age of Empire: Cape Flats Style”. In PIETERSE, E.; MEINTJIES, F. (eds) Voices of the Transition: The Politics, Poetics and Practices of Social Change in South Africa. Johannesburg: Heinemann.

HAUPT, A. 2005. “Identity and the Politics of Representation in Hip-Hop”. In DISTILLER, N.; STEYN, M. (eds.) Under Construction: ‘Race’ and Identity in South Africa Today. Johannesburg: Heinemann.

HEMMINGS, C. 2005. “Invoking Affect: Cultural theory and the ontological turn”. Cultural Studies, Vol. 19(5): 548-67.

HODGKINSON, W. 2006. “Only Hip Hop can Save Us”. The Gaurdian, January 13. Disponível em: http://arts.guardian.co.uk/filmandmusic/story/0,,1684722,00.html#article_continue .Acessado em 19 de outubro de 2006.

HOLSTON, J. 1998. “Spaces of Insurgent Citizenship”. In SANDERCOCK, L. (ed.) Making the Invisible Visible. Berkeley: University of California Press.

HUQ, R. 2006. Beyond Subculture: Pop, Youth and Identity in a Postcolonial World. London: Routledge.

KENNEDY, L. 2000. Race and Urban Space in Contemporary American Culture. Edinburgh: Edinburgh University Press.

KRAUSE, S.R. (2006) ‘Brains, Citizens, and Democracy’s New Nobility’. Theory & Event, 9(1): 1-6. Versão disponível em: http://muse.jhu.edu/journals/theory_and_event/ v009/9.1hrause.html. Acessado em 30 de agosto de 2006.

LIPSITZ, G. 2001[1994]. “Disaporic Noise: History, Hip-Hop, and the Post-colonial Politics of Sound”. In HARRINGTON, C. L.; BIELBY, D. D. (eds.) Popular Culture: Production and Consumption. Oxford: Blackwell.

LOU, V. 2005. “MV Bill – The Interview”. Leros Magazine de junho. Disponível em: http://www.brazilianartists.net/articles/mvbill/theinterview.htm. Acessado em 30 de outubro de 2006.

MARSHALL, J. 2003. “Hip-Hop in Brazil.” People’s Weekly World Newspaper, 07/10/03. Disponível em: http://www.pww.org/article/view/3749/1/171/. Acesso em 28 de fevereiro de 2007.

MASSUMI, B. 2002. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation.Durham: Duke University Press.

MORAIS, M. P.; CRUZ, B.O.; OLIVEIRA, C.W..A. 2003. “Residential Segregation and Social Exclusion in Brazilian Housing Markets”. Texto Para Discussão, No 951, Brasília: Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

NAÍM, M. 2006. Illicit. How smugglers, traffickers, and copycats are hijacking the global economy. London: William Heinemann.

NEATE, P. 2003. Where you’re at: Notes from the frontline of a Hip Hop Planet. London: Bloomsbury.

NEATE, P.; PLATT, D. 2006. Culture is our Weapon: Afroreggae in the Favelas of Rio.London: Latin American Bureau.

PARDUE, D. 2004. ‘“Writing in the Margins’: Brazilian Hip-Hop as an Educational Project”. Anthropology and Education Quarterly, 34(4): 411-432.

PARDUE, D. 2005. “Brazilian Hip-Hop Material and Ideology: a Case of Cultural Design”. Image & Narrative. Online Magazine of the Visual Narrative,no. 10. Disponível em: www.imageandnarrative.be. Acesso em 28 de fevereiro de 2007.

PAMELL, S.; BOULLE, J. 2006. “ ‘Somewhere, over the rainbow’…realising economic rights through extended local government intervention in post-apartheid Cape Town.” Material não-publicado. Cape Town: Environmental and Geographical Sciences Department, University of Cape Town.

PERRY, I. 2004. Prophets of the Hood: Politics and Poetics in Hip Hop. Durham & London: Duke University Press.

PIETERSE, E. 2005. “Transgressing the Limits of Possibility: Working Notes on a Relational Model of Urban Politics”. In SIMONE, A.; ABOUHANI, A. (eds.) Urban Processes and Change in Africa. London: Zed Books.

PIETERSE, E. 2006. “Building with Ruins and Dreams: Exploratory thoughts on realising integrated urban development through crises”. Urban Studies, 43(2): 285-304.

ROGERS, D. 2006. “The State as a Gang: Conceptualizing the Governmentality of Violence in Contemporary Nicaragua”. Critique of Anthropology, 26(3): 315-30.

SHAPIRO, P. 2005. A Rough Guide to Hip-Hop. 2nd Edition. London: Rough Guides Ltd.

SOUZA, M. L. S. 2005. “Urban planning in an age of fear. The case of Rio de Janeiro”. International Development Planning Review, Vol. 27(1): 1-19.

STANDING, A. 2004. “Out of the Mainstream: Critical Reflections on Organised Crime in the Western Cape”. In DIXON, B.; VAN DER SPUY, E. (eds) Justice Gained? Crime and Crime Control in South Africa ’sTransition. Cape Town: UCT Press.

THRIFT, N. 2004. “Intensities of feeling: Towards a spatial politics of affect”. Geographika Annaler, 86B, (1): 57-78.

UNDP (United Nations Development Programme) 1999. Human Development Report 1999: Globalizatin with a Human Face. Oxford: Oxford University Press.

WATKINS, L. 2001. ‘‘‘Simunye, we are not one’: ethnicity, difference and the hip-hoppers of Cape Town”. Race & Class, 43(1): 29-44.

WINTON, A. 2004. “Urban violence: a guide to the literature”. Environment and Urbanization, Vol. 16(2): 165-84.

ZALUAR, A. 2006. “Brazilian drug worlds and the fate of democracy”. Interventions, Vol. 7(3):338-41.

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Pieterse, E. (2008). Culturas da juventude e a mediação da exclusão/inclusão racial e urbana no Brasil e na África do Sul. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 10(1), 105. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2008v10n1p105

Edição

Seção

Artigos