As periferias urbanas como ambiente fértil para mudanças sociais

Autores

  • Guilherme Simões Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Periferias, Distrito Federal, Brasília, Brasil
  • Josué Medeiros Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Periferias, Distrito Federal, Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202524

Palavras-chave:

Urbanização, Desigualdades Socioespaciais, Desenvolvimento Comunitário, Periferia, Potência

Resumo

Este artigo trabalha a noção de periferia como um território marcado não apenas por vulnerabilidades estruturais, mas também como um lugar de potências desenvolvidas pelo povo que vive nas favelas e comunidades brasileiras. O que entendemos por potências da periferia resulta das estratégias coletivas de ação política, social, econômica e cultural que constituem não apenas uma forma de sobrevivência, mas um modo de vida sobre como viver bem nas periferias. Para sustentar essa ideia, primeiro fazemos um breve histórico sobre as periferias e a urbanização brasileiras, efetivadas sob a hegemonia do desenvolvimento desigual e periférico do capitalismo em nosso país e, na sequência, apresentamos a noção de potências das periferias, com alguns exemplos práticos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Simões, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Periferias, Distrito Federal, Brasília, Brasil

Cria do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Guilherme Simões é militante da Luta Urbana e do Movimento Negro Periférico. Com uma trajetória dedicada à transformação social há quase duas décadas, atua como coordenador nacional do maior movimento social urbano do país, o Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem-Teto (MTST), e contribui para a expansão e o fortalecimento da luta urbana em todas as regiões do Brasil. Em 2023, tornou-se o primeiro secretário nacional de Periferias, no Ministério das Cidades, do Governo Lula, onde é responsável pela articulação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida em territórios periféricos. Atua principalmente nas agendas de urbanização de favelas, de prevenção de riscos e desastres socioambientais e de regularização fundiária.

Josué Medeiros, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Periferias, Distrito Federal, Brasília, Brasil

É cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É coordenador do Observatório Político e Eleitoral (Opel) e do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (Nudeb). Atualmente é assessor do secretário Guilherme Simões na Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.

Referências

ADORNO, S. Racismo, criminalidade violenta e justiça penal: réus brancos e negros em perspectiva comparativa. Revista Estudos Históricos, v. 9, n. 18, 1996.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília, DF: Secretaria-Geral da Presidência da República; Secretaria Nacional de Juventude, 2015.

CALDEIRA, T. P. do R. Cidade de Muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34: Edusp, 2000.

DE SORDI, D. Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST): Solidariedade e reconstrução da esfera pública (2021-2022). Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 15, p. 1-21, 2023.

FIOCRUZ. Relatório “Na cozinha, não há só comida”. Rio de Janeiro: Fiocruz; Ministério da Saúde, 2023.

GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

LEME, M. C. da S. Urbanismo no Brasil, 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel: Fupam, 1999.

MARICATO, E. Metrópole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo: Hucitec, 1996.

PERIFERIA. In: MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/periferia/. Acesso em: 13 fev. 2025.

RAMOS, P. C.; SANTOS, J. L.; BRAGA, V. L.; HABERMANN, W. (org.). Periferias no plural. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2023. E-book.

ROLNIK, R. Territórios negros nas cidades brasileiras: etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, n. 17, set. 1989.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M. Por uma economia política da cidade: o caso de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1994.

TELLES, E. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará: Fundação Ford, 2003.

Publicado

15-05-2025

Como Citar

Simões, G., & Medeiros, J. (2025). As periferias urbanas como ambiente fértil para mudanças sociais. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 27(1). https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202524

Edição

Seção

Dossiê: A ‘poli-periferia’ e o ‘giro periférico’ nos estudos urbanos

Categorias