A reconfiguração espacial do segmento de call center no Brasil vista a partir da instalação de centrais de teleatividades na Paraíba|The space reconfiguration of the call center segment in Brazil seen from the implementation of the teleactivity centers in Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2019v21n2p371Keywords:
Call Center, Reconfiguração territorial, Tecnologia da informação e comunicação, Nordeste, Paraíba.Abstract
Este artigo tem como objetivo principal analisar, sobretudo a partir de dados estatísticos da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e de fontes documentais, o processo de reconfiguração territorial verificado no Brasil na última década no segmento de call center. Inicialmente com alto grau de concentração no Sudeste do país, principalmente em São Paulo, observamos uma tendência recente de crescimento da participação relativa do Nordeste no emprego nacional no setor. Detemo-nos em particular sobre o expressivo crescimento da participação relativa da Paraíba no âmbito regional, quando, a partir de 2012, três grandes empresas de call center se instalaram no estado.
Downloads
References
ALMEIDA, M. C. Em outro ponto da rede. Desenvolvimento geográfico desigual e o “vai-e-vem” do capital nas operações de Contact Center. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
ANTUNES, R.; BRAGA, R. (orgs.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.
BRAGA, R. A política do precariado – do populismo à hegemonia lulista. São Paulo: Boitempo; USP, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2012.
BRIDI, M.; MOTIM, B.L. Trabalho e trabalhadores na indústria de informática. Contemporânea, 4(2): 351-380, 2014.
CASTELLS, M. The rise of the network society, the Information age: economy, society and culture. London: MacMillan, 1996.
CASTRO, B. Afogados em contratos: o impacto da flexibilização do trabalho nas trajetórias dos profissionais de TI. Tese de Doutorado, Unicamp, 2013.
HOLMAN, D.; BATT, R.; HOLTGREWE, U. The global call center report: International perspectives on management and employment [Electronic version]. Ithaca, NY: Authors, 2007.
HUALDE, A. e MICHELI, J. The evolution of call centres and the implications for service quality and workforce management in Mexico In: HERNÁNDEZ, R. A.; HUALDE, A.; MULDER, N.; SAUVÉ, P. (orgs). Innovation and internationalization of Latin American services. Santiago, Chile: United Nations; Colegio de la Frontera Norte A. C., 2016.
HUWS, U. Fixo, volátil ou dividido – O trabalho, a identidade e a divisão espacial do trabalho no século XXI. Revista Pegada. Presidente Prudente-SP, v. 7, n. 2, p. 27-42, nov. 2006.
KOVÁCS, I. As metamorfoses do emprego, ilusões e problemas da sociedade da informação. Lisboa, Celta, 2002.
KOVÁCS I.; CASTILHO, J. Trabajo, qualificaciones y aprendizaje a lo largo de la vida: ilusiones y problemas de la sociedad de la información. Sociología del Trabajo, 34(1): 3-25, 1998.
KUMAR, K. From post-industrial to post-modern society: new theories of the contemporary world. Oxford: Blackwell, 1995.
IBGE. O setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil: 2003-2006.Estudos e Pesquisas, Informação Econômica. Rio de Janeiro, nº 11, 2009.
MICHELI, J. Los call centers y los nuevos trabajos del siglo XXI. CONfines de Relaciones Internacionales y Ciencia Política, vol. 3, núm. 5, enero-mayo, 2007, pp. 49-58.
MOSSI, T.W. e ROSENFIELD, C. L. O que é ser flexível na nova configuração do trabalho? os quadros superiores de TI e a flexibilidade na gestão da empresa, na organização do trabalho e nas relações de trabalho. Revista ABET, 10(2): 80-95, 2011.
OECD. Measuring the information economy. Paris: OECD, 2002. Disponível em: http://www.oecd.org/dataoecd/16/14/1835738.pdf. Acesso em: Setembro de 2017.
OLIVEIRA, S. M. Reestruturação das Telecomunicações no Brasil: uma (re)visão das estratégias de gestão da produção e das relações de trabalho na cadeia produtiva. Estudo de caso da telefonia fixa em São Paulo - 1990-2003. Tese (Doutorado em sociologia). São Paulo, FFLCH/USP, 2004.
PORCARO, R.M. Economia da Informação: mercado de trabalho e competências. In Economia da Informação e Internet. Cadernos Temáticos do Observatório, Brasília: Softex, 2013. Disponível em: https://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/Cadernos-tematicos-do-observatorio-economia-da-informacao-e-internet1.pdf. Acesso em Agosto de 2017.
ROSENFIELD, C. L. e ALVES, D. A. Autonomia e trabalho informacional: o teletrabalho. Revista Dados, v. 54, n. 1, p. 207-233, 2011.
SASSEN, S. As cidades na economia mundial. São Paulo: Studio Nobel. 1998.
SOFTEX. Economia da Informação e Internet (Cadernos Temáticos do Observatório), Brasília: Softex, 2013. https://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/Cadernos-tematicos-do-observatorio-economia-da-informacao-e-internet1.pdf. Acesso em Agosto de 2017.
STEFANUTO, G.N. O programa Softex e a indústria de software no Brasil. Tese de Doutorado, Unicamp. Campinas, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.