Depois do Estatuto da Cidade: ordem jurídica e política urbana em disputa, Porto Alegre e o urbanizador social

Autores

  • Betânia de Moraes Alfonsin doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n2p47

Palavras-chave:

Estatuto da Cidade, política habitacional, regularização fundiária, planejamento urbano, função social da propriedade.

Resumo

A partir da constatação de que os programas de regularização fundiária possuem uma natureza curativa, sem capacidade de prevenir a irregularidade, procura-se demonstrar aqui que os instrumentos trazidos pelo Estatuto da Cidade, embora necessários, são insuficientes para responder ao desafio colocado às cidades brasileiras, situado no campo da capacidade institucional de se construir uma política urbana e habitacional que combine às políticas de regularização fundiária mecanismos que previnam a produção cotidiana de assentamentos informais, por meio da oferta de lotes regulares a preços baixos. Argumenta-se que a ordem jurídico-urbanística brasileira preconizada pelo Estatuto da Cidade não apresenta garantias efetivas de implementação, vislumbrando-se um longo processo de disputa jurídico-política entre os interessados na manutenção da velha ordem jurídica nucleada pelo direito absoluto de propriedade, e os defensores de uma emergente ordem jurídica que garanta a função social da cidade e da propriedade. O artigo analisa o caso da cidade de Porto Alegre, na qual foi formulado um instrumento inovador de política urbana e habitacional, chamado de Urbanizador Social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia de Moraes Alfonsin, doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Referências

ABRAMO, P. (org.) A cidade da informalidade: o desafio das cidades latino-americanas. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras, Faperj, 2003.

ABRAMO, P. O mercado de solo informal em favelas e a mobilidade residencial dos pobres nas grandes metrópoles. Paper apresentado no Urban Research Symposium 2005: “Land Development, Urban Policy and Poverty Reduction” promovido pelo Banco Mundial.

ALFONSIN, B. de M. A experiência brasileira de Regularização Fundiária. In: IPEA - Estudo de avaliação da experiência brasileira em urbanização de favelas e regularização fundiária, CITIES ALLIANCE / Banco Mundial, 2002.

ALFONSIN, B. de M. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularização fundiária nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro, IPPUR/FASE, 1997.

BOURDIEU, P. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, P. (Org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

CHORDÁ, R. E. La figura del Urbanizador. Cuadernos de Urbanismo, Madrid: Editorial Motecorvo, S.A., n.10, 2003.

DEMHAB. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Mapa da irregularidade fundiária de Porto Alegre, 1999. FERNANDES, E. Direito e urbanização no Brasil. In: FERNANDES, E. (Org.) Direito urbanístico. São Paulo: Livraria Del Rey Editora, 1998.

FERNÁNDEZ, G. R. Novos instrumentos urbanos: mecanismos de reparcelamento e compensação fundiário-imobiliária. In: ABRAMO, P. (Org.) Cidades em transformação: entre o plano e o mercado – experiências internacionais de gestão do solo urbano. Rio de Janeiro: Observatório Imobiliário e de Políticas de Solo, 2001.

MENEGASSI, J. Reconhecendo a trama e articulando atores na produção e no acesso à terra urbanizada. In: DAMASIO, C. (Org.) Urbanizador Social: da informalidade à parceria, Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006.

PASTERNAK TASCHNER, S. O Brasil e suas favelas. In: ABRAMO, P. (Org.) A cidade da informalidade: o desafio das cidades latino-americanas. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras, Faperj, 2003.

RIBEIRO, A. C. T. et al. Por uma cartografia da ação: pequeno ensaio de método. CADERNOS IPPUR, 2001-2, 2002-1. Planejamento e território: ensaios sobre a desigualdade. Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2002.

ROLNIK, R. A cidade e a lei – legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Fapesp, Studio Nobel, 1997. (Coleção Cidade Aberta)

ROLNIK, R.; SAULE JÚNIOR, N. (Coord.) Estatuto da Cidade – Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2002.

TOPALOV, C. La urbanización capitalista, México: Edicol, 1979.

VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? CADERNOS IPPUR, 2001-2, 2002-1. Planejamento e território: ensaios sobre a desigualdade, Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, 2002.

Publicado

2005-11-30

Como Citar

Alfonsin, B. de M. (2005). Depois do Estatuto da Cidade: ordem jurídica e política urbana em disputa, Porto Alegre e o urbanizador social. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 7(2), 47. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n2p47

Edição

Seção

Artigos