Uso de recursos de inteligência artificial
A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, em consonância com seu compromisso com a ética, a integridade acadêmica e a transparência na comunicação científica, estabeleceu uma política de diretrizes específicas para o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na elaboração de manuscritos submetidos à revista. Informamos que os(as) autores(as) podem utilizar recursos de IA exclusivamente nos casos descritos a seguir.
Autoria e manuscritos
- O uso de IA não substitui a responsabilidade autoral. Todas as ideias, análises, interpretações e conclusões devem ser de autoria humana.
- Ferramentas de IA podem ser utilizadas apenas de forma auxiliar e sempre com supervisão e acompanhamento humano, em atividades como:
- busca, sistematização e organização final de referências bibliográficas;
- preparação e organização de bancos de dados e elaboração de quadros, tabelas e gráficos; e
- revisão final do texto para correção gramatical e ortográfica final, respeitando a norma culta da língua portuguesa.
Processo de avaliação por pares
- Não é permitida a utilização de IA generativa para redigir ou elaborar pareceres. O processo avaliativo da RBEUR depende da análise crítica e da responsabilidade ética dos(as) pareceristas.
- Caso ferramentas de IA sejam eventualmente utilizadas para apoio em tarefas secundárias, como revisão linguística ou busca bibliográfica, o(a) parecerista deve informar expressamente esse uso no campo de “Observações aos editores” do parecer.
Confidencialidade e integridade
- Ressaltamos que o uso de ferramentas de IA em processos avaliativos pode comprometer a confidencialidade do conteúdo e a proteção da identidade dos envolvidos, tanto na produção dos manuscritos quanto das pesquisas que lhes deram origem, uma vez que textos submetidos a plataformas externas podem ser armazenados ou reutilizados em bases de dados públicas ou privadas.
- Por esse motivo, a RBEUR desencoraja fortemente o uso de IA generativa na avaliação de manuscritos, de modo a preservar a confidencialidade e a integridade do processo de revisão cega adotado pela revista.





.png)
