A cidade dos catadores: os papéis e o espaço dos catadores de papel na cidade de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2006v8n2p59Palavras-chave:
catadores, espaço urbano, trabalho de rua.Resumo
Puxado à tração humana, o carrinho do catador de papel oscila deslocado entre o espaço do pedestre na calçada, onde é incompatível pelo seu porte, e as ruas da cidade, onde são incapazes de desempenhar a velocidade dos automóveis. A partir disso, desenvolve-se uma análise que articula tanto uma leitura da relação dos catadores de papel com a cidade quanto do espaço da cidade por intermédio dos catadores, demonstrando uma forma de vivência e apropriação do espaço urbano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. A. de. Desenvolvimento social de cooperativas de catadores de papel, o exemplo de São Paulo. DICAS, n.58, 1996.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano – Artes de fazer. Trad. Ephraim Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
JACOBI, P.; TEIXEIRA, M. A. Criação do capital social: o caso da Asmare – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte. São Paulo: Cedec, junho de 1997
JACOBS, J. Morte e vida nas grandes cidades. Trad. Carlos Rosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MAGNANI, J. G. Quando o campo é a cidade – fazendo antropologia na metrópole. In: Na Metrópole (coleção de textos de antropologia urbana). São Paulo: s.n, 1998.
REZENDE, F. Case study: Asmare – scavengers cooperative – Unpd (United Nations program development) Life Programme (versão em inglês), novembro de 1998.
SANCHIS, P. Os catadores de papel no mundo do trabalho. In: MUNÕZ, J. V. (Org.) Fórum Nacional de Estudos de População de Rua e 1º Encontro Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Rio de Janeiro. Revista Lua Nova, 2000.
SANTOS, M. Espaço e método. 4.ed. São Paulo: Nobel, 1997.
SIMMEL, G. Metrópole e a vida mental. In: VELHO, O. (Org.) O fenômeno urbano. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
VELHO, G. Observando o familiar. In: Aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar,1978. cap.II.
VELHO, G. O estudo do comportamento desviante: a contribuição da antropologia social. In: Desvio e divergência–uma crítica da patologia social. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
REVISTA ISTOÉ – Reportagem personagem – O luxo do lixo na ONU: dona Geralda de volta em seu trabalho em Belo Horizonte, oito minutos de fama em Nova Iorque. São Paulo, 13 de agosto de 1997.
PROGRAMA televisivo Caminhos e Parcerias – Catadores de papel de Belo Horizonte – Direção: Neide Duarte. Realização: Núcleo de documentários da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta. Domingo, 17 de outubro de 1999, 21h.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores/as que publicam na RBEUR mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RBEUR.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a RBEUR.