Entre o legal e o extralegal: a reatualização da remoção de favelas no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2012v14n1p119Palavras-chave:
favelas, remoção, lei, exceção.Resumo
O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado sobre o que tenho chamado de reatualização da remoção de favelas no Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, acompanho diversas experiências de remoção conduzidas pela prefeitura. Concentro a minha análise, neste artigo, naqueles processos de remoção que estão ocorrendo devido às intervenções urbanísticas que visam preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Argumento que, em situações de remoção, a relação entre os aparatos estatais e os moradores de favelas se constitui por meio da exceção. As práticas estatais nestes territórios não poderiam ser entendidas em termos de lei e transgressão, mas como práticas que se encontrariam simultaneamente dentro e fora da lei.
Downloads
Referências
BOLTANSKI, L. El amor y la justicia como competencias: tres ensayos de sociologia de la acción. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2000.
BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. A Sociologia da Capacidade Crítica. European Journal of Social Theory, v. 3, n. 2, p. 359-377, 1999. (Tradução de Marcos de Aquino Santos).
COMPANS, R. A Cidade contra a Favela: a nova ameaça ambiental. Trabalho apresentado no XII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, Belém, 21 a 25 de maio de 2007.
DAS, V.; POOLE, D. Anthropology in the Margins of the State. New Delhi: Oxford University Press, 2004.
FREIRE, J. Sensos do Justo e Problemas Públicos em Nova Iguaçu. Tese de Doutorado, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2005.
GARFINKEL, H. Studies in Ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1967.
LOURENÇO, A. C. de M. P. Daqui nós não saímos e daqui ninguém nos tira: direito e ação coletiva no caso de remoção no Canal do Anil. Dissertação de mestrado, UFF, mimeo, 2008.
SILVA, L. A. M. Violência urbana, segurança pública e favelas – o caso do Rio de Janeiro atual. Caderno CRH, v. 23, n. 59, p. 283-300, Salvador, maio/ago, 2010.
SILVA, L. A. M. “A continuidade do problema da favela”. In: OLIVEIRA, L. L. (Org.). Cidade: História e Desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SILVA, L. A. M.; FIGUEIREDO, A. Urbanização x remoção: uma polarização recente. Trabalho apresentado na Reunião do Grupo de Trabalho “Movimentos Sociais Urbanos”, Friburgo, 21 a 23 de outubro de 1981.
PANDOLFI, D.; GRYNSZPAN, M. “Poder público e favelas: uma relação delicada”. In: OLIVEIRA, L. L. (Org.). Cidade: Histórias e Desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SANTOS, W. G. Décadas de espanto e uma apologia democrática. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SILVA, M. L. P. Favelas Cariocas: 1930-1964. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
VALLADARES, L. P. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
VALLADARES, L. P.. Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores/as que publicam na RBEUR mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RBEUR.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a RBEUR.