Tendências e desafios no fomento à pesquisa na área de Planejamento Urbano e Regional: uma análise a partir do CNPq (2000-2012)

  • Ana Fernandes UFBA, Salvador, Bahia
Palavras-chave: CNPq, pesquisa, Planejamento Urbano e Regional.

Resumo

Esta é uma abordagem inicial, de trabalho, que busca estabelecer alguns parâmetros para a compreensão da conjuntura e do processo de financiamento à pesquisa da área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil, através da análise da ação do CNPq, no período recente. Adotamos, primeiro, como recorte a grande área de Ciências Sociais Aplicadas e Educação do CNPq, para construirmos uma referência para a análise do fomento à pesquisa na área de Planejamento Urbano e Regional, tanto pelo fato dessa área congregar majoritariamente as áreas de conhecimento com proximidade ao planejamento, quanto pela forma de agregação de dados adotada pelo CNPq para disponibilização de suas informações. Na segunda parte do texto, avaliamos especificamente os dados do comitê assessor de Sociais Aplicadas, o CA-SA, que contém a área de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Demografia e Turismo. Ao final, fazemos um breve balanço e apontamos algumas linhas de ação para o futuro, uma vez que a articulação ao território do processo de formação acadêmica e de criação em ciência e tecnologia é um dos grandes desafios colocados ao Brasil hoje.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GONÇALVES, M. F.; BRANDÃO, C. A.; GALVÃO, A. C. (Org.). Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões: o desafio urbano-regional. São Paulo: Ed. UNESP; ANPUR, 2003.

GRINOVER, L. A Criação da ANPUR: Gestão do Conselho Diretor Provisório, 1983-1984. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 1, n. 1, p. 7-8, mai. 1999.

GUIMARÃES, R.; SERRUYA, S. J.; DIAFÉRIA, A. O Ministério da Saúde e a Pesquisa em Saúde no Brasil. Gazeta Médica da Bahia, n. 142, p. 12-21, 2008. Suplemento 1.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Da política à ação institucional: prioridades de pesquisa no Ministério da Saúde. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 3, p. 548-552, jun. 2006.

TRIGO, A. J. O PRODUR – Programa de administração municipal e desenvolvimento de infraestrutura urbana no estado da Bahia – e o desenvolvimento urbano preconizado pelo Banco Mundial. 2008. 281 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2008.

Publicado
2013-05-31
Seção
O Campo do Planejamento Urbano e Regional