O ensino do Planejamento Urbano e Regional: propostas à ANPUR
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p63Palavras-chave:
ensino, espaço, planejamento, interdisciplinaridade, didática.Resumo
O texto visa reconhecer desafios da formação na área do planejamento urbano e regional, associados à sua história acadêmica e às dificuldades experimentadas na atualização de seus fundamentos disciplinares e técnicos. Neste sentido, registra impactos na área com origem em mudanças na ação do Estado, na configuração de sujeitos sociais, na relação entre técnica e ciência, no mercado de trabalho e na teoria do espaço. Visando estimular a reflexão específica do ensino, o texto propõe o exame destes impactos a partir dos seguintes ângulos: práticas didáticas; experiência da interdisciplinaridade; expectativas da formação; renovação dos fundamentos da área e condições institucionais da docência. Por fim, são feitas sugestões à Anpur, com o objetivo de favorecer o debate, entre as instituições filiadas, da transmissão do conhecimento, assim como da formação de novos pesquisadores. ensino; espaço; planejamento; interdisciplinaridade; didática.
Downloads
Referências
ACSELRAD, H. Discursos da sustentabilidade urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, n.1, maio 1999. BARROS, F. (Org.). As estratégias dos bancos multilaterais para o Brasil (2000-2003). Brasília: Rede Brasil, 2001.
BERNARDES, A. et al. O papel ativo da geografia: um manifesto. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS. Florianópolis, 2000.
DEAK, C. Globalização ou crise global? In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR (Ética, planejamento e construção democrática do espaço). Rio de Janeiro: Anais… Rio de Janeiro, 28 de maio a 1º de junho, 2001.
EGLER, T. T. C. Ciberespaço: novas formas de interação social. Sociedade e Estado, v.XIII, n.1, 1998.
GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Trad. Vera Mello Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
RANDOLPH, R. Planejamento urbano e regional, análise territorial e sistemas de informações geográficas. In: NAJAR, A. L.; MARQUES, E. C.(Org.). Saúde e espaço: estudos metodológicos e técnicas de análise. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998.
RIBEIRO, A. C. T. Universos em afastamento: planejamento, escalas da economia e sociedade. Cadernos Ippur, ano XI, n.1 e 2, 1997.
RIBEIRO, A. C. T. Relações sociedade–Estado: elementos do paradigma administrativo. Cadernos Ippur, ano XII, n.2, 1998.
RIO, G. A. P. do; PEIXOTO, M. N. de O. Superfícies de regulação e conflitos de atribuições na gestão de recursos hídricos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR (Ética, Planejamento e Construção Democrática do Espaço). Rio de Janeiro: Anais… Rio de Janeiro, 28 de maio a 1º de junho, 2001.
SANTOS, M. A aceleração contemporânea: tempo mundo e espaço mundo. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. de; SCARLATO, F. C.; ARROYO, M. (Orgs.). O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1993.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SILVA, C. A. da. Qualificação profissional na construção do Brasil urbano moderno: secularização e sociedade, modernização e espaço. Rio de Janeiro, 2002. Tese (Doutorado) – Instituto de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TOPALOV, C. Do planejamento à ecologia: nascimento de um novo paradigma da ação sobre a cidade e o habitat? Cadernos Ippur, ano XI, n.1 e 2, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores/as que publicam na RBEUR mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RBEUR.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a RBEUR.