Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana

Autores/as

  • Milton Esteves Junior Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Orlando Vinicius Rangel Nunes Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Rafael de Melo Passos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p125

Palabras clave:

patrimônio, ícones territoriais, city marketing, urbanismo, turismo predatório, topofilia.

Resumen

Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.

 

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Biografía del autor/a

Milton Esteves Junior, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Coordenador do Grupo de Pesquisa Conexão Vix

 

Arquiteto e urbanista, doutor pela Universitat Politècnica de Catalunya, professor associado, Universidade Federal do Espírito Santo

m.estevesg3@gmail.com, 27/981077087

Rua Pereira Pinto 115 ap. 1402 – Centro – Vitória – ES. CEP 29016-260

 

Orlando Vinicius Rangel Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Arquiteto Urbanista graduado pela Faculdade de Aracruz, mestrando em Arquitetura e Urbanismo com a temática Planos Diretores de Desenvolvimento Territorial e Territórios Regionais. Participa do Grupo de Pesquisa Conexão VIX, desenvolvendo pesquisas relacionadas às novas configurações territoriais e ao processo de metapolização. Dedica-se aos temas: produção do território; políticas de desenvolvimento; processos e técnicas do planejamento urbano e regional; ordenamento territorial e políticas públicas.

27/997455354

Rua Arthur Czartorisky, 132 - AP101 - Vitória - ES. CEP 29060-370.

Rafael de Melo Passos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Arquiteto Urbanista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrando em Arquitetura e Urbanismo com a temática "Redes hídricas urbanas". Participa do Grupo de Pesquisa Conexão VIX, desenvolvendo pesquisas relacionadas à produção do território que atentem-se para as presenças e permanências hídricas dos sítios físicos das cidades.

27 99853-8548

Rua Coronel Schwab Filho, n263, apt 801, Bento Ferreira, Vitória - ES. CEP 29050-780.

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Publicado

2014-05-31

Cómo citar

Esteves Junior, M., Rangel Nunes, O. V., & Passos, R. de M. (2014). Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 16(1), 125. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p125

Número

Sección

Artigos | Articles: Cidade, Espetacularização e os Grandes Projetos