A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção da imagem dos espaços públicos: o caso da marca da cidade do Rio de Janeiro | The merchandise city and urban marketing in (re) constructing the image of public spaces: the case of the city of Rio de Janeiro

Autores/as

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul
  • Vonia Engel Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2017v19n1p89

Palabras clave:

marketing urbano, cidade-mercadoria, empreendedorismo urbano, espaço urbano, marcas.

Resumen

O artigo apresenta a reflexão em torno do marketing urbano, evidenciando suas funções e aplicações na construção do conceito em espaços urbanos brasileiros, e das territorialidades adjacentes a esse processo, verificando as mensagens implícitas que esses territórios em particular estão transmitindo às pessoas. Para atingir os objetivos propostos, este estudo, de natureza qualitativa e de cunho exploratório, aborda a forma como estão inseridas algumas ações de marketing na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A análise partiu da coleta de dados das imagens e ações estratégicas, de 2011 a 2015, da marca Rio de Janeiro e da verificação dessas imagens construídas mercadologicamente com os conceitos de cidade-mercadoria de Vainer (2002) e de empreendedorismo urbano de Harvey (2005). Os estudos apontaram para um marketing generalizado, principalmente nos planejamentos urbanos, transformando as cidades em mercadorias orientadas pelo poder do capital, retirando delas seu caráter de espaço de encontro e confronto entre cidadãos.

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Biografía del autor/a

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNISC). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC)). Especialista em Gestão de Marcas/Branding (UNISC) e Bacharel em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (UNISC). Pesquisadora-integrante da Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Regional - OBSERVA-DR, do grupo de pesquisa GEPEUR e do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais.

Vonia Engel, Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Economista, Especialista em Comunicação empresarial, Mestre em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Bolsista Capes. Integrante do Observa-DR.

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Publicado

2017-03-07

Cómo citar

Almeida, G. G. F. de, & Engel, V. (2017). A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção da imagem dos espaços públicos: o caso da marca da cidade do Rio de Janeiro | The merchandise city and urban marketing in (re) constructing the image of public spaces: the case of the city of Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 19(1), 89. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2017v19n1p89