Para frente que se anda: categorização dos modelos de caminhabilidade

Autores/as

  • Ana Isabelle Gomes Lopes Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Campina Grande, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7325-3779
  • Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Campina Grande, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202540

Palabras clave:

Direito à Cidade, Gestão Urbana e Regional, Mobilidade Socioespacial, Modelos de Caminhabilidade, Pedestres, Caminhabilidade

Resumen

A caminhada é o mais democrático meio de deslocamento, já que todos podem usufruir dele. Porém, com o crescimento das cidades, aumentou o uso do carro e das políticas voltadas ao uso do automóvel. Observando isso, pesquisadores se dedicaram a estudar os fatores que convidam as pessoas a caminhar. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor uma categorização dos modelos de caminhabilidade conforme se apresenta a malha urbana. Nesse sentido, adotou-se como base de dados a plataforma Web of Science. Os resultados apontam que os modelos de caminhabilidade propostos sob a perspectiva do pedestre se enquadram nas seguintes categorias: avenidas centrais, bairros residenciais e áreas turísticas. Com base nessa análise, é possível observar divergências entre as dimensões e as variáveis da caminhabilidade consideradas relevantes nas categorias dos espaços urbanos, revelando que um recorte espacial da malha urbana não reflete a cidade como um todo.

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Biografía del autor/a

Ana Isabelle Gomes Lopes, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Campina Grande, PB, Brasil

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA-UFCG). Membro do Núcleo de Estudos em Gestão Inteligente e Sociedade (NEGIS) da Universidade Federal de Campina Grande.

Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, Campina Grande, PB, Brasil

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora do Programa de Pós-graduação em Administração dessa mesma instituição (PPGA-UFCG). Líder do Núcleo de Estudos em Gestão Inteligente e Sociedade (NEGIS) da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2025-07-02

Cómo citar

Lopes, A. I. G., & Vasconcelos, A. C. F. de. (2025). Para frente que se anda: categorização dos modelos de caminhabilidade. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 27(1). https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202540