Empresas e empresários do Norte Fluminense: uma análise qualitativa

Autores

  • Rosélia Piquet Curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes(UCAM), Campos dos Goytacazes, RJ
  • Elzira Lúcia de Oliveira Curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes,RJ

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n1p111

Palavras-chave:

petróleo, cadeia produtiva do petróleo, Norte Fluminense, empresas regionais, perfil regional.

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa "Empresas e empresários do Norte Fluminense", região localizada ao norte do Estado do Rio de Janeiro, hoje responsável por 80% da produção de petróleo e de 42% do gás brasileiros. No início das atividades petrolíferas na região, as empresas locais não apresentavam condições de suprir as demandas do se tornem mesmo nas tarefas mais simples. Após três décadas, o quadro empresarial local mudou, embora pouco ainda se conheça desse novo perfil. O objetivo da pesquisa foi então o de definir o perfil empresarial regional e analisar como as empresas interagiam com a região. O texto tem como base o resultado das entrevistas obtidas com empresários e diretores, em pesquisa de campo desenvolvida na região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Piquet, Curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes(UCAM), Campos dos Goytacazes, RJ

Elzira Lúcia de Oliveira, Curso de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes,RJ

Referências

BAGNASCO, A. Desenvolvimento regional, sociedade local e economia difusa. In: COCCO, G. (Org.) Empresários e empregos nos novos territórios produtivos: o caso da Terceira Itália. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

BENKO, G.; LIPIETZ, A. La richesse des régions. La nouvelle géographie socio-économique. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.

BOLETIM INFOPETRO. Petróleo e Gás Brasil, ano 4, n.7, julho 2003.

CAETANO FILHO, E. O papel da pesquisa nacional na exploração e explotação petrolífera da margem continental na Bacia de Campos. In: PIQUET, R. (Org.) Petróleo, royalties e região. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

CORÓ, G. Distritos e sistemas de pequena empresa na transição. In: COCCO, G. (Org.) Empresários e empregos nos novos territórios produtivos: o caso da Terceira Itália. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

CRUZ, J. L. V. da. Projetos nacionais, elites locais e regionalismo: desenvolvimento e dinâmica territorial no Norte Fluminense nas décadas de 1970 a 2000. Rio de Janeiro, 2003. Tese (Doutorado) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DINIZ, E.; BOSCHI, R. Empresários, interesses e mercados – Dilemas do desenvolvimento no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, Rio de Janeiro: Iuperj, Ucam, 2004.

FAURÉ, Y.-A. A transformação da configuração produtiva de Macaé, RJ: uma problemática de desenvolvimento local. In: FAURÉ, Y.-A.; HASENCLEVER, L. (Org.) O desenvolvimento econômico local no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: E-Papers, 2003.

LEAL, J. A.; SERRA, R. Federalismo fiscal e repartição dos royalties petrolíferos no Brasil. Cadernos IPPUR/UFRJ, Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ano XVII, n.1, 2003.

MATOS, A. L. de. Royalties e desenvolvimento na Bacia de Campos. Campos dos Goytacazes, 2004, 164p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cidades) – Universidade Candido Mendes, 2004.

RAPPEL, E. Oportunidades e desafios do parque nacional de fornecedores de bens e serviços para o setor de petróleo e gás. In: PIQUET, R. (Org.) Petróleo, royalties e região. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

SENGENBERGER, W.; PIKE, F. Os distritos industriais e recuperação econômica local: questões de pesquisa e política. In: COCCO, G. (Org). Empresários e empregos nos novos territórios produtivos: o caso da Terceira Itália. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

VIDIGAL, A. C. Viva a empresa familiar. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

Publicado

2005-05-31

Como Citar

Piquet, R., & Oliveira, E. L. de. (2005). Empresas e empresários do Norte Fluminense: uma análise qualitativa. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 7(1), 111. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2005v7n1p111

Edição

Seção

Artigos