Sobre o Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p9Palavras-chave:
ensino e pesquisa, política de pesquisa, avaliação de ensino.Resumo
O artigo introduz os temas abordados no Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, colocando as inquietações básicas sobre o papel do ensino do terceiro grau e da pós-graduação em estudos urbanos e regionais: o debate entre ensino público e ensino privado, entre a formação acadêmica e a formação profissionalizante, a questão da avaliação do ensino e da política de pesquisa. O workshop foi organizado em palestras, sessões de trabalho e mesas-redondas. O texto descreve as palestras de Wrana Panizzi, que se refere à discussão sobre o ensino público, e o de Marco Lisboa, sobre a experiência da FGV/RJ. Relata também as palavras dos key-note speakers das sessões de trabalho, tanto a introdução à experiência didática na área, por Ana Clara Torres Ribeiro, como o processo de avaliação dos cursos, por Maurício de Abreu. Na sessão de trabalho sobre pesquisa os key-note speakers foram Philip Gunn, comentando as linhas de pesquisa privilegiadas pelos programas em planejamento urbano e regional, e Linda Gondim, sobre o mecanismo de avaliação das pesquisas e pesquisadores. O texto apresenta também as conclusões do evento, incorporando as sugestões da sessão final de enceramento.
Downloads
Referências
CHAUÍ, M. USP: a terceira fundação. Estudos Avançados, São Paulo, 8(22), p.49-68, 1994.
DURHAM, E. A Universidade e o ensino no Brasil. Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n.63, p.31-50, julho 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores/as que publicam na RBEUR mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RBEUR.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a RBEUR.