Sobre o Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais

Autores/as

  • Maria Cristina da Silva Leme FAU-USP, São Paulo
  • Suzana Pasternak FAU-USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p9

Palabras clave:

ensino e pesquisa, política de pesquisa, avaliação de ensino.

Resumen

O artigo introduz os temas abordados no Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, colocando as inquietações básicas sobre o papel do ensino do terceiro grau e da pós-graduação em estudos urbanos e regionais: o debate entre ensino público e ensino privado, entre a formação acadêmica e a formação profissionalizante, a questão da avaliação do ensino e da política de pesquisa. O workshop foi organizado em palestras, sessões de trabalho e mesas-redondas. O texto descreve as palestras de Wrana Panizzi, que se refere à discussão sobre o ensino público, e o de Marco Lisboa, sobre a experiência da FGV/RJ. Relata também as palavras dos key-note speakers das sessões de trabalho, tanto a introdução à experiência didática na área, por Ana Clara Torres Ribeiro, como o processo de avaliação dos cursos, por Maurício de Abreu. Na sessão de trabalho sobre pesquisa os key-note speakers foram Philip Gunn, comentando as linhas de pesquisa privilegiadas pelos programas em planejamento urbano e regional, e Linda Gondim, sobre o mecanismo de avaliação das pesquisas e pesquisadores. O texto apresenta também as conclusões do evento, incorporando as sugestões da sessão final de enceramento.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CHAUÍ, M. USP: a terceira fundação. Estudos Avançados, São Paulo, 8(22), p.49-68, 1994.

DURHAM, E. A Universidade e o ensino no Brasil. Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n.63, p.31-50, julho 2002.

Publicado

2002-05-31

Cómo citar

Leme, M. C. da S., & Pasternak, S. (2002). Sobre o Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais. Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 4(1/2), 9. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p9

Número

Sección

Dossiê Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais

Artículos más leídos del mismo autor/a