Sobre o Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p9Keywords:
ensino e pesquisa, política de pesquisa, avaliação de ensino.Abstract
O artigo introduz os temas abordados no Workshop de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais, colocando as inquietações básicas sobre o papel do ensino do terceiro grau e da pós-graduação em estudos urbanos e regionais: o debate entre ensino público e ensino privado, entre a formação acadêmica e a formação profissionalizante, a questão da avaliação do ensino e da política de pesquisa. O workshop foi organizado em palestras, sessões de trabalho e mesas-redondas. O texto descreve as palestras de Wrana Panizzi, que se refere à discussão sobre o ensino público, e o de Marco Lisboa, sobre a experiência da FGV/RJ. Relata também as palavras dos key-note speakers das sessões de trabalho, tanto a introdução à experiência didática na área, por Ana Clara Torres Ribeiro, como o processo de avaliação dos cursos, por Maurício de Abreu. Na sessão de trabalho sobre pesquisa os key-note speakers foram Philip Gunn, comentando as linhas de pesquisa privilegiadas pelos programas em planejamento urbano e regional, e Linda Gondim, sobre o mecanismo de avaliação das pesquisas e pesquisadores. O texto apresenta também as conclusões do evento, incorporando as sugestões da sessão final de enceramento.
Downloads
References
CHAUÍ, M. USP: a terceira fundação. Estudos Avançados, São Paulo, 8(22), p.49-68, 1994.
DURHAM, E. A Universidade e o ensino no Brasil. Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n.63, p.31-50, julho 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.