De “sol e mar” a “Ilha do silício”: narrativas midiáticas na promoção de Florianópolis (1975-2020)

Autores/as

  • Maria Helena Lenzi Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0729-2328
  • Tiago Cargnin Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação, Florianópolis, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2900-1317
  • Gustavo Pires de Andrade Neto Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Laguna, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4942-2186

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202313

Palabras clave:

Florianópolis, Produção Discursiva, Narrativas Midiáticas, Cidade Turística, City Marketing, Turismo, Promoção Turística

Resumen

“Ilha da magia”, “Capital da qualidade de vida”, “Ilha do silício”. Por meio de discursos e imagens, diversas narrativas foram se transformando e se tornaram responsáveis por induzir as formas de ver e de dizer Florianópolis. Partindo do argumento de que o espaço participa da produção discursiva da cidade, o objetivo deste artigo é compreender o modo como as narrativas que constroem a Florianópolis atual foram empreendidas e modificadas entre 1975 e 2020. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise de documentos veiculados em jornais locais, revistas de circulação nacional e guias turísticos, os quais permitiram inferir os discursos difundidos por agentes hegemônicos locais. Florianópolis foi produzida inicialmente como cidade turística e vivenciou um período de promoção de um turismo elitizado. Chegou ao século XXI com uma imagem turística convergente a uma estratégia de city marketing mais complexa, que passou a atrair investimentos dos setores de indústria criativa e tecnologia, além de novos moradores de alto poder aquisitivo.

Palavras-chave: Florianópolis; produção discursiva; narrativas midiáticas; cidade turística; city marketing; turismo; promoção turística.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Lenzi, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências, Florianópolis, SC, Brasil

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); Professora no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (GCN/UFSC).

Tiago Cargnin Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gustavo Pires de Andrade Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Laguna, SC, Brasil

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutor em Urbanismo pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC); Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2023-05-15

Cómo citar

Lenzi, M. H., Gonçalves, T. C., & Andrade Neto, G. P. de. (2023). De “sol e mar” a “Ilha do silício”: narrativas midiáticas na promoção de Florianópolis (1975-2020). Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 25(1). https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202313

Número

Sección

Artigos - Cidade, História e Cultura

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