Processo de avaliação por pares
Os artigos serão submetidos pela plataforma online Open Journal Systems (OJS), não sendo aceitas submissões por e-mail. Uma vez recebidos, são inicialmente analisados pela Comissão Editorial, que verifica a pertinência do material em relação ao escopo, ao formato e aos padrões acadêmicos da RBEUR.
Aprovados na avaliação inicial, os textos, sem identificação dos(as) autores(as), são submetidos à avaliação de dois/duas pareceristas externos(as) à Comissão Editorial da RBEUR, ligados(as) a instituições nacionais ou estrangeiras e que tenham domínio dos conteúdos tratados nos trabalhos (avaliação cega e por pares).
Em caso de discordância entre as avaliações dos(as) dois/duas pareceristas, o manuscrito é encaminhado a um(a) terceiro(a) avaliador(a) externo(a), também reconhecido(a) na área específica do trabalho, que se manifesta, como os(as) primeiros(as), sobre a propriedade ou inadequação do texto, tendo em conta a sua qualidade acadêmica. As avaliações levam em consideração:
- clareza dos objetivos;
- pertinência da metodologia frente aos objetivos;
- consistência entre fundamentação teórica, objetivos, metodologia e resultados;
- domínio e atualidade da bibliografia;
- uso de referências da literatura internacional que analisam casos empíricos semelhantes, quando aplicável;
- qualidade da redação (escrita e estrutura do texto); e
- originalidade, pertinência e relevância do tema para publicação.
Após a avaliação, os artigos podem ser: a) publicados sem modificações; b) publicados com modificações não substanciais; c) ressubmetidos a um novo processo de avaliação depois de modificações substanciais; ou d) rejeitados.
Os nomes dos(as) editores(as) responsáveis pela avaliação são registrados nos artigos publicados. Todos os procedimentos editoriais são mantidos também nos casos de Dossiês, que contam com a coordenação de editores(as) convidados(as).





.png)
