Preparação do manuscrito
Os(As) autores(as) devem verificar a conformidade da submissão em relação aos critérios da revista. Submissões em desacordo com as normas serão devolvidas.
- Todos os textos científicos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS).
- Os textos devem ser originais, inéditos e estar dentro do escopo da revista. São aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos(as) autores(as).
- Os textos não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
- Os textos não devem conter quaisquer informações sobre os(as) autores(as) e/ou instituições de origem, nem mesmo nas referências.
- Os textos devem estar estruturados de acordo com as normas de formatação apresentadas na seção “Formato de envio dos artigos”.
- Os dados dos(as) autores(as) devem ser encaminhados em arquivo separado, enviado como documento suplementar, conforme indicado na seção “Formato de envio dos artigos”.
- No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor(a) deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy): Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data Curation); Análise Formal (Formal Analysis); Obtenção de Financiamento (Funding Acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project Administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/Orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – Original Draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – Review & Editing). Não serão permitidos textos assinados por mais de três autores(as).
- Os textos podem ser em português, espanhol ou inglês.
- Em caso de adesão à tradução, os custos diretos do serviço são repassados aos/às autores/as dos manuscritos aprovados. Tais serviços são oferecidos por profissionais credenciados pela Comissão Editorial da RBEUR e respeitam valores previamente acordados com a mesma.
- O conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as), que, no entanto, devem dar conhecimento aos(às) editores(as) sobre potenciais conflitos de interesses – de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira –, que possam ter exercido influência sobre o material submetido, além de esclarecer como tais conflitos foram resolvidos. Ademais, os(as) autores(as) devem explicitar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido, bem como conexões econômicas ou pessoais que permitiram a realização do trabalho.
- Os(As) autores(as) devem enviar os seguintes documentos complementares no momento da submissão:
- documento com dados profissionais e institucionais, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true;
- Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1YkQcYEJa_HpxBjpapOhPniQGGAN27ws6/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true; e
- declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional, contendo o número do parecer, quando aplicável, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1YaQNVcK555eUMSCeQG19qe_0xnN-SEhs/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true.
- Alinhando-se aos padrões e boas práticas éticas na comunicação de pesquisas, a RBEUR informa aos(às) autores(as) que permite o uso de inteligência artificial na elaboração de manuscritos a serem submetidos à revista apenas para as seguintes atividades: a) busca, sistematização e organização final de referências bibliográficas; b)organização de bancos de dados e elaboração de quadros, tabelas e gráficos; c) revisão final do texto para correção gramatical e ortográfica, em conformidade com a norma culta da língua portuguesa. O uso de IA em qualquer uma dessas etapas deve ser registrado no documento “Informações profissionais e institucionais”, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true.
- Os artigos devem citar e referenciar os dados, códigos e demais materiais utilizados ou gerados pela pesquisa, que devem ser disponibilizados em regime de acesso aberto antes da submissão, como condição para aprovação. Em casos de sigilo ou confidencialidade, a justificativa deve ser registrada em “Comentários para o editor”, cabendo à Comissão Editorial a decisão final.





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