Preparação do manuscrito

Os(As) autores(as) devem verificar a conformidade da submissão em relação aos critérios da revista. Submissões em desacordo com as normas serão devolvidas.

  1. Todos os textos científicos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS).
  2. Os textos devem ser originais, inéditos e estar dentro do escopo da revista. São aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos(as) autores(as).
  3. Os textos não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.
  4. Os textos não devem conter quaisquer informações sobre os(as) autores(as) e/ou instituições de origem, nem mesmo nas referências.
  5. Os textos devem estar estruturados de acordo com as normas de formatação apresentadas na seção “Formato de envio dos artigos”.
  6. Os dados dos(as) autores(as) devem ser encaminhados em arquivo separado, enviado como documento suplementar, conforme indicado na seção “Formato de envio dos artigos”.
  7. No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor(a) deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy): Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data Curation); Análise Formal (Formal Analysis); Obtenção de Financiamento (Funding Acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project Administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/Orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – Original Draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – Review & Editing). Não serão permitidos textos assinados por mais de três autores(as).
  8. Os textos podem ser em português, espanhol ou inglês.
  9. Em caso de adesão à tradução, os custos diretos do serviço são repassados aos/às autores/as dos manuscritos aprovados. Tais serviços são oferecidos por profissionais credenciados pela Comissão Editorial da RBEUR e respeitam valores previamente acordados com a mesma.
  10. O conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as), que, no entanto, devem dar conhecimento aos(às) editores(as) sobre potenciais conflitos de interesses – de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira –, que possam ter exercido influência sobre o material submetido, além de esclarecer como tais conflitos foram resolvidos. Ademais, os(as) autores(as) devem explicitar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido, bem como conexões econômicas ou pessoais que permitiram a realização do trabalho.
  11. Os(As) autores(as) devem enviar os seguintes documentos complementares no momento da submissão:
  1. Alinhando-se aos padrões e boas práticas éticas na comunicação de pesquisas, a RBEUR informa aos(às) autores(as) que permite o uso de inteligência artificial na elaboração de manuscritos a serem submetidos à revista apenas para as seguintes atividades: a) busca, sistematização e  organização final de referências bibliográficas; b)organização de bancos de dados e elaboração de quadros, tabelas e gráficos; c) revisão final do texto para correção gramatical e ortográfica, em conformidade com a norma culta da língua portuguesa. O uso de IA em qualquer uma dessas etapas deve ser registrado no documento “Informações profissionais e institucionais”, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1XssMoEXsCRO921mNIuJyXOqwwHH0nLm7/edit?usp=sharing&ouid=115680412871417845032&rtpof=true&sd=true.
  1. Os artigos devem citar e referenciar os dados, códigos e demais materiais utilizados ou gerados pela pesquisa, que devem ser disponibilizados em regime de acesso aberto antes da submissão, como condição para aprovação. Em casos de sigilo ou confidencialidade, a justificativa deve ser registrada em “Comentários para o editor”, cabendo à Comissão Editorial a decisão final.