Políticas urbanas em renovação: uma leitura crítica dos modelos emergentes
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.1999n1p115Keywords:
produção de imagens, planejamento estratégico, modelos emergentes.Abstract
Este artigo propõe a discussão acerca das mudanças nas políticas urbanas de fins de século sobre a base da cada vez maior centralidade das ações que perseguem a promoção das cidades. Deste modo, o city marketing, os planos estratégicos e o urbanismo-espetáculo aparecem como importantes instrumentos do chamado “novo planejamento urbano” que busca recuperar sua legitimidade quanto à intervenção pública na cidade. Neste contexto, a produção de imagens tem um papel cada vez mais relevante na formulação de novas estratégias econômicas e urbanas orientadas, sobretudo, para a internacionalização da cidade, mas também voltadas para a obtenção de notáveis efeitos internos, particularmente no que se refere à construção de uma ampla adesão social a um determinado modelo de gestão e administração da cidade. Assim, o estudo está voltado para as novas formas de realização da esfera política do planejamento e da gestão urbana.
Downloads
References
ALESSANDRI C. A. F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
ASHWORTH, G.; VOOGD, H. Selling the City: Marketing Approaches in Public Sector of Urban Planning. London and New York: Belhaven Press, 1991.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BENACH, N. Ciutat i producció d’imatge: Barcelona 1979-1992. Tesis Doctoral – Departamento de Geografia Humana, Universitat de Barcelona, 1997.
BENACH, N., SÁNCHEZ, F. “Políticas urbanas y producción de imágenes de la ciudad contemporánea”. In: Seminário Internacional Ciudad y Comunicación, Anais … Equador: Flacso, set. 1998.
BURGESS, J., GOLD, J. R. Geography, the Media & Popular Culture. London: Croom Helm, 1985.
BORJA, J. “As cidades e o planejamento estratégico. Uma reflexão européia e latinoamericana”. In: FISCHER, T. (Org). Gestão contemporânea. Cidades estratégicas e organizações locais. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
COMPANS, R. “A emergência de um novo modelo de gestão urbana no Rio de Janeiro: planejamento estratégico e urbanismo de resultados”. In: VII Encontro Nacional da ANPUR, 1997. Anais… Recife: s.n., 1997. p.1721-34.
COOKE, P. “Modern Urban Theory in Question”. Transactions Institute of British Geographers N.S.(15), p.331-43, 1990.
FAVB – Federación de las Asociaciones de Vecinos de Barcelona. “La Barcelona de Maragall”, n. 10-11, nov.-dic., 1992.
GÓMEZ, M. V. “Reflective Images: the Case of Urban Regeneration in Glasgow and Bilbao”. International Journal of Urban and Regional Research, Oxford, 22 (1), p.106-21, 1998.
GÜELL, J. M. F. Planificación estratégica de ciudades. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.
HARVEY, D. “From Managerialism to Entrepreneuralism: the Transformation in Urban Governance in Late Capitalism”. Geografiska Annaler, 71B(1), p.3-17, 1989.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
KEARNS, G., PHILO, C. Selling Places. The City as Cultural Capital, Past and Present. Oxford: Pergamon Press, 1993.
LIMONAD, E., RANDOLPH, R. “Digital Cities, Telecities, Cidades em Redes, rumo a uma nova cooperação urbana?” In: Seminario Internacional Ciudades Enredadas. Quilmes, Argentina, dez. 1998.
OLIVEIRA, D. A política do planejamento urbano: o caso de Curitiba. 1995. Tese (Doutorado) – IFCH, Universidade de Campinas.
RIBEIRO, A. C. T. “Imaginação e metrópole: as ofertas paradigmáticas do Rio de Janeiro e de São Paulo”. Cidade e Imaginação, Prourb/UFRJ, 1994.
SÁNCHEZ, F. Cidade-espetáculo: política, planejamento e city marketing. Curitiba: Palavra, 1997.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo. Hucitec, 1996a.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1996b.
SANTOS, M. Palestra proferida no IPPUR/UFRJ promovida pelo Laboratório de Conjuntura Social, Tecnologia e Território, 16 de outubro de 1998.
SOJA, E. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
VAINER, C. B. “Avaliação do Plano Estratégico do Rio de Janeiro”. In: FELDMAN, S., KAYANO, J. Avaliação de experiências de planejamento estratégico de cidades. São Paulo: Instituto Pólis, 1998.
VAINER, C. B. “Pátria, empresa e mercadoria. Notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano”. In: VIII Encontro Nacional da ANPUR, Porto Alegre, 1999. Anais… Porto Alegre, 1999.
VAZQUEZ MONTALBAN, M. “La paraula lliure a la ciutat lliure”. Barcelona, Metròpolis Mediterrània (13), p.130-1, 1989.
II PLAN ESTRATÉGICO ECONÓMICO Y SOCIAL BARCELONA 2000, Ajuntament de Barcelona, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors who publish in RBEUR retain the rights to their work and assign to the journal the right to first publication, performed under the Creative Commons Attribution License that allows work to be shared and assures the recognition of authorship and of the original publication vehicle, to RBEUR.
2) Authors are free to assume additional contracts separately, for publication and non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), reaffirming the authorship and recognition of the original publication vehicle, to RBEUR.