Expansão do ensino superior e a distribuição regional das universidades brasileiras

Autores/as

  • Fransuellen Paulino Santos Departamento de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1549-124X
  • Pedro Amaral Departamento de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2505-035X
  • Luciana Luz Departamento de Demografia, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0623-1438

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202317

Palabras clave:

Ensino superior brasileiro, Expansão, Interiorização, Emerging Hotspot

Resumen

Este estudo discute o processo de reorganização do ensino superior brasileiro a partir de sua política de expansão e interiorização, e busca compreender a configuração territorial das matrículas nos cursos de graduação ao longo dos anos. Pelo método emerging hotspot, investigamos os padrões de aglomeração espaço-temporal entre 2003 e 2019. Os resultados apontam que a interiorização ampliou a distribuição espacial do acesso ao ensino superior, com destaque para o Nordeste, e elevou significativamente o número de matrículas para os municípios do interior, principalmente na rede privada. Apesar da ampliação, a tendência de concentração permanece significativa entre as regiões do país, especialmente nos grandes centros e em determinadas áreas de cursos como educação e ciências sociais, negócios e direito. Portanto, entende-se que a expansão teve resultados positivos e, agora, requer uma reavaliação que considere melhor os níveis locais de demanda e o perfil dos cursos ofertados.

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Biografía del autor/a

Fransuellen Paulino Santos, Departamento de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/Face/UFMG). Mestra em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Pedro Amaral, Departamento de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Cedeplar/Face) e Ph.D. pela University of Cambridge (Inglaterra). Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG (Cedeplar); fellow do Center for Spatial Data Science (University of Chicago/Estados Unidos) e Coordenador do Centro de Análise de Dados Econômico-Espaciais (Cadê/UFMG). Foi secretário adjunto (2015-2017), secretário executivo (2017, e 2021-2023) e membro suplente do Conselho Fiscal (2017-2019) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).

Luciana Luz, Departamento de Demografia, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Cedeplar/Face). Ph.D. em Sociologia/Demografia pela Arizona State University (Estados Unidos). Professora adjunta do Departamento de Demografia da UFMG e pesquisadora do Cedeplar.

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Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Santos, F. P., Amaral, P., & Luz, L. (2023). Expansão do ensino superior e a distribuição regional das universidades brasileiras . Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 25(1). https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202317

Número

Sección

Artigos - Planejamento e Políticas Públicas