“Avenida Brasil – Tudo Passa Quem Não Viu?”: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro (1930-1960) | “Avenida Brasil - Everything Passes By Those Who Don’t See? ": the formation and occupation of a highway suburb in Rio de Janeiro (1930-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n2p287

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Subúrbio, Avenida Brasil, História da Cidade, Automóvel

Resumo

O tema do presente artigo é a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Se a Avenida Brasil é o grande tema, os desdobramentos da construção da Avenida para a cidade do Rio de Janeiro na primeira metade de do século XX é o objeto. Parto do pressuposto de que a partir da construção da avenida um novo eixo estruturante da cidade se expandiu pela orla da baía da Guanabara, produzindo uma nova configuração espacial para a localidade – antes inabitada – com fábricas, moradia operária e favelização crescente. Discuto ainda a hipótese de que com a Avenida há o desenvolvimento de um “subúrbio do automóvel” ou “subúrbio rodoviário”, em contraste com o subúrbio que margeia a linha do trem ou do bonde, já estabelecidos desde a virada do século XIX para o XX.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Campello Torres, Universidade de São Paulo, Instituto de Energia e Ambiente, São Paulo, SP

Historiador, Especialista e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio; foi Visiting Student na Princeton University e atualmente é Pós-Doutorando na Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Torres, P. H. C. (2018). “Avenida Brasil – Tudo Passa Quem Não Viu?”: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro (1930-1960) | “Avenida Brasil - Everything Passes By Those Who Don’t See? ": the formation and occupation of a highway suburb in Rio de Janeiro (1930-1960). Revista Brasileira De Estudos Urbanos E Regionais, 20(2), 287. https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n2p287

Edição

Seção

Artigos