Forma urbana: que maneiras de compreensão e representação?
DOI:
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2000n3p9Palavras-chave:
forma urbana, paradigmas espaciais, planejamento urbano brasileiro.Resumo
O texto constitui um apanhado do estado da arte quanto à forma urbana. Discutem-se os principais problemas teóricos com que nos defrontamos e as tendências paradigmáticas atuais. Resumem-se também os eixos de discussão predominantes no Encontro Nacional da Anpur de 1999, a saber: a) problemas relacionados às centralidades urbanas, questões funcionais e de apropriação da cidade; b) a realidade da cidade e as expectativas sociais como percebidas pelos habitantes; c) a relação entre a tradição e os desafios colocados pela modernização; e d) os instrumentos de controle urbanístico.
Downloads
Referências
ANDERSON, S. “A ficção da função”. In: ANAIS DO 40 SEDUR – SEMINÁRIO SOBRE DESENHO URBANO NO BRASIL. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Distrito Federal, 1995.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
GEDDES, P. Cities in evolution. New York: Oxford University Press, 1915.
HOLANDA, F. de. O espaço de exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília (no prelo).
HOLANDA, F. de, KOHLSDORF, G. Arquitetura como situação relacional (Mimeogr., s. d.).
KOHLSDORF, G. Sobre a ciência de desenhar cidades e a arte de construí-las: algumas considerações taxionômicas e metodológicas, aplicadas exemplarmente ao Setor Comercial Sul de Brasília. Dissertação de Mestrado, 1995 (Mimeogr.).
MUMFORD, L. A cidade na história. São Paulo, Brasília: Martins Fontes / Ed. Universidade de Brasília, 1984. TURKIENICZ, B. “Desenho Urbano I”. Cadernos Brasileiros de Arquitetura. São Paulo: Projeto Editores Associados Ltda., 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores/as que publicam na RBEUR mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a RBEUR.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a RBEUR.